Silvana Figueiredo Tavares




Aqui você saberá tudo sobre mim!!!!

16 de agosto de 2012

Cólicas do recém nascido



O seu bebê (menor do que 100 dias) têm períodos de agitação regulares, todos os dias e parece que você não pode fazer nada para confortá-la? Isso é muito comum, especialmente entre a tarde e a meia-noite, justamente quando você também está se sentindo cansada dos trabalhos do dia.
Esse período de mau humor pode ser como uma tortura, especialmente se você tiver outras crianças ou trabalho a fazer, mas felizmente eles não duram por muito tempo.A permanência desta agitação dura de cerca de três horas por dia por seis semanas e então declina para uma ou duas horas por dia até o 3º ou 4º meses, quando desaparece. Acalmando o bebê após poucas horas, o resto do dia é relativamente tranqüilo, não há razão para alarme.
O que fazer:
Se o choro do nenê não pára, mas se intensifica e persiste ao longo da tarde ou da noite, pode ser causado por cólicas do recém nascido. Cerca de um quinto de todos os bebês desenvolverem cólica, geralmente entre a segunda e quarta semanas. Eles choram inconsolavelmente, muitas vezes gritando, agitando as pernas e braços. Seus estômagos pode estar  distendido com gases. O choro pode ocorrer a qualquer hora, embora freqüentemente piorem no início da noite.
Infelizmente, não há explicação definitiva sobre por que isso acontece. Na maioria das vezes, a cólica significa simplesmente que a criança é extraordinariamente sensível à estimulação ou também por ter  um sistema nervoso imaturo.  Conforme ela amadurece, essa incapacidade de consolar-se marcado pelo choro constante vai melhorar, e geralmente, para por volta dos três ou quatro meses, mas pode durar até seis meses de idade.
Às vezes, os bebês em aleitamento materno, a cólica é um sinal de sensibilidade a um alimento na dieta da mãe, especialmente à cafeína. O desconforto pode ser causado mais raramente pela sensibilidade à proteína do leite de vaca. Cólica também pode sinalizar um problema médico, como uma hérnia ou algum tipo de doença, por isso converse com seu pediatra tentando caracterizar o melhor possível os sintomas.
Embora não se tenha muito que fazer a não ser esperar pela melhora, existem várias coisas que talvez valesse a pena tentar: Primeiro, é claro, consultar o seu pediatra para se certificar de que o choro não está relacionado a qualquer condição médica séria que necessitem de tratamento. Em alguns casos ele poderá receitar algum medicamento.
Pergunte a ele qual das seguintes medidas seriam mais úteis. Se você está amamentando, você pode tentar eliminar os produtos lácteos, a cafeína, de sua própria dieta.  Se você está alimentando com fórmula para bebê, fale com seu pediatra sobre uma fórmula de hidrolisado de proteína.
Se a sensibilidade aos alimentos está causando o desconforto, as cólicas devem diminuir dentro de alguns dias após estas mudanças. Não alimente seu bebê a todo o momento, o que pode ser desconfortável. Em geral, tente esperar pelo menos 2-2 horas e meia desde o início de uma alimentação ao no início da próxima. Caminhada com seu bebê em um carrinho de bebê para acalmá-lo.
O contato corporal e movimento irão tranqüilizá-lo, mesmo se o desconforto persistir. Balance um pouco ou cante suavemente, pois movimentos rítmicos constante e um som calmante podem ajudá-la adormecer.
Introduzir uma chupeta. Enquanto alguns bebês amamentados podem recusá-la, poderá fornecer alívio imediato para os outros. Deite o bebê da barriga para baixo em seus joelhos e esfregue suas costas ou faça massagem em seu abdômen. A pressão contra a sua barriga pode ajudar a confortá-la. Enrole  ela em um fino cobertor grande para que ela se sinta segura e aquecida.
Quando você se sente tensa e ansiosa, procure se afastar do bebê, mesmo por uma ou duas horas,  pois vai ajudar você a manter uma atitude positiva e menos irritada.
Autor: José Luiz Setúbal
Fonte: Cuidando do seu bebê e da criança pequena: Birth to Age 5
(Copyright © 2009 Academia Americana de Pediatria)