Silvana Figueiredo Tavares




Aqui você saberá tudo sobre mim!!!!

13 de agosto de 2012

O que usar e o que não usar no preparo das papinhas dos bebês!


Hoje no blog o primeiro post de nossa colaboradora Rosana Mara, com dicas dos utensílios mais indicados para o preparo de uma boa papinha...


O QUE USAR:

-Colher de alumínio, inox, silicone ou ferro: para mexer a papinha no fogo.

silicone
inox
Alumínio


-Panelas de ferro, alumínio, inox: desde que sem revestimentos anti-aderentes, pois estes costumam soltar do utensílio, contaminando a papinha.


alumínio

inox

ferro
- Para congelar: para congelar as papinhas prefira recipientes de vidro com tampa plástica, pois alguns potes de plástico podem trincar quando submetidos a baixas temperaturas.





-Pratinhos, copinhos, colherzinhas: prefira os pratinhos livres de desenhos. A tinta utilizada nas pinturas pode ser tóxica. Caso seja difícil encontrar pratinhos lisos, certifique-se, por meio da embalagem,  que a tinta utilizada pelo fabricante é atóxica.







-Plásticos livres de bisfenol-A: os plásticos utilizados durante o preparo e distribuição da papinha ao bebé devem ser livres de bisfenol-A (bpa free). Bisfenol-A é uma substância liberada por alguns tipos de plástico quando submetidos à temperaturas altas ou baixas, e acredita-se que esta substância esteja relacionada a problemas neurológicos em crianças. Em 2010 a ANVISA proibiu a fabricação de mamadeiras que contenham tal substância. Vale muito a pena ficar de olho nas embalagens e só adquirir produtos (potinhos, copinhos, chupetas, mamadeiras) livres de bisfenol-A.





-Tábua de corte: dar preferência a tábua de cortes (carne e legumes) fabricada com vidro! Se possível, ter em casa duas tábuas! Uma para carnes e outra para frutas e verduras em geral! E lembre-se: nunca corte alimentos que não serão submetidos à cocção (como frutas) na mesma tábua de alimentos que serão cozidos (verduras, temperos verdes) sem antes higienizar (lavar) a tábua!






-Panos de cozinha (ou panos de pratos): tenha um pano de prato exclusivo para secar os talheres, copos e pratinhos do bebê.




O que NÃO usar:

Colheres de pau, tábuas de pau ou plástico, panelas anti-aderentes com revestimento "soltando", esponja de aço para lavar os utensílios, pratos ou copos de vidro para oferecer o alimento ao bebê.
Estes utensílios favorecem a proliferação de microorganismos e/ou podem deixar pedaços dentro da papinha causando risco à saúde do bebê.







Dicas úteis: 

-Troque a esponja de lavar louças e o pano de pia a cada 15 dias.
-Esterilize (ferva por 5 minutos) os pratinhos, copos, talheres, mamadeiras, chupetas, mordedores do bebê uma vez por dia.
-Higienize o escorredor de pratos e o porta-talheres sempre que possível (o ideal é todos os dias!).
-Utilize detergente neutro para higienização dos utensílios
-Tenha um pano de chão exclusivo para a cozinha! Diferente do pano de limpar o banheiro, a sala, etc!
-Sempre acondicione os alimentos na geladeira e congelador em recipientes tampados.
-A geladeira e deve ser limpa toda semana e o congelador higienizado pelo menos a cada 15 dias.

Parece muito mas nunca é demais quando o assunto é nossa saúde e principalmente a dos nossos pequenos!




Por: Rosana Mara