Silvana Figueiredo Tavares




Aqui você saberá tudo sobre mim!!!!

9 de agosto de 2012

O Desmame da Mãe


O Desmame natural de um bebê significa "estar pronto para descer do colo e ir seguir o seu caminho no mundo", literalmente. A mãe e o bebê passam um tempo considerável sendo apenas uma pessoa, profundamente conectados por um laço de amor poderoso que é a gestação e a amamentação. O colo e o aconchego do peito significam para o bebê o sentimento de pertencimento, de segurança e de paz.

O desmame então pode ter muitos avanços e retrocessos para o bebê, pois descer do colo, do porto seguro e encarar um novo mundo totalmente desafiador e desconhecido, pode ser um momento de muito insegurança e uma necessidade imensa de voltar ao seio que acolhe. Os bebês seguem e retrocedem, em um exercício de grande formação emocional para eles. Crescer é desafiador demais e faz parte do processo do bebê humano.

É lindo observar as primeiras horas de um bebê girafa ou elefante. A mãe não desgruda dele por um momento e o incentiva o tempo todo. Maravilhosamente em algumas horas ele se ergue e passa a andar e a vivenciar o mundo em toda a sua intensidade.

Os bebês humanos fazem parte de um grande e complexo sistema de independência de um humano adulto e a formação emocional inclusive, depende exclusivamente de sua mãe.

A mãe por sua vez, imersa e entregue de corpo e alma à sua maternidade, sofre igualmente com o desafio do desmame. Isso porque significa à grosso modo, deixar ir aquilo que é dela, que pertence à ela, que faz parte dela... É comum então que o sentimento de perda se instale e igualmente como o seu bebê, ela entra um processo de desmamar a si mesma, pois o seu bebê e ela significavam uma coisa só até aquele momento.

O sentimento Angústia então, é o que melhor exemplifica esse momento importante e decisivo na vida de uma mulher. Talvez porque o ato "amamentar" seja algo exclusivamente dela, de pertencimento total, fruto de um amor incondicional, que responde às suas necessidades mais íntimas, que está sempre presente, que nunca decepciona.

Desmamar pode significar a perda do seu lugar de confiança, da certeza de que é amada plenamente e perdidamente pelo bebê que acolhe em seus braços. O sentimento da amamentação gera diversas emoções que fazem bem para a alma, que acolhe, que acalma, que nos permite sentir alguém que é divino, adorado.

Muitas vezes o bebê significa para a sua mãe a certeza de que nunca será abandonada ou rejeitada ou injustamente não reconhecida pelos seus esforços de nutrir de maneira divina um outro ser que saiu de dentro dela.

Por isso o desmame dói, machuca e aflige muitas mães. Aflige porque passamos tanto tempo em dedicação exclusiva e agora é a hora do adeus. Muitas mães desmamam forçadas, obrigadas pelas consequências da vida; outra desmamam, porque não deram à elas a capacidade de se ouvir e olhando para o seu coração, simplesmente saberem que: "você não precisa desmamar se você não quiser".

O desmame fere quando o seu bebê protesta que ainda não é a hora. O desmame na verdade, pertence à ele! É o seu direito! E, então ouvir o choro soluçado e angustiante do seu bebê pode ser algo totalmente avassalador para as suas almas. O seu coração pede que continue, a sua mente pede que pare, mente formada muitas vezes por opiniões alheias, por conceitos pré determinados e por homens que não sabem na essência o que significa o milagre de gerar e amamentar um filho.

E por fim, o desmame da mãe significa também desmamar o seu bebê interior, a sua menina que muitas não foi compreendida, que não teve seus desejos e necessidades satisfeitos com o seu próprio processo de desmame... Talvez essa menina foi desmamada injustamente, repentinamente e tirado dela abruptamente a grandiosidade de se sentir pertencida, acolhida e amada.

O desmame é um momento para a mãe de também desbravar o seu mundo, agora totalmente consciente de seus desejos, sentimentos e escolhas, algo que a sua maternidade a presenteou em algum momento da sua vida.

Por Simone de Carvalho
AMS Brasil