Silvana Figueiredo Tavares




Aqui você saberá tudo sobre mim!!!!

13 de agosto de 2012

Como iniciar a introdução dos alimentos



Bom dia galerinha!
Daqui a duas semanas o Vinícius estará iniciando sua farra gastronônica! Rsrs As opiniões dos pediatras e nutricionistas são bastante divergentes quando o assunto é como introduzir os alimentos ao bebê.
Hoje vou citar como pretendo introduzir os alimentos ao Vini, lembrando que a decisão é minha (que sou nutricionista) em comum acordo com o pediatra dele! ;)



O que e como dar ao bebê nas primeiras semanas de alimentação sólida

Primeira e Segunda Semanas

Oferecer ao bebê, uma vez ao dia, pela manhã, uma papa de frutas e um suco de fruta. Oferecer uma variedade de fruta por dia.

O que dar: Papa de Frutas + Suco de Fruta
Papa de frutas = Frutas amassadas ou raspadas.
Quais frutas? Maçã, Pera, Mamão, Banana, Manga, Abacate, Kiwi
Suco de Fruta = Fruta batida no liquidificador ou espremida, sem adição de açúcar ou água.
Quais frutas? Laranja Lima e Melancia

Terceira e Quarta Semanas

Continuar oferecendo a papa de frutas e o suco de frutas, uma vez ao dia, e acrescentar a papa salgada, também uma vez ao dia, no almoço.

O que dar: Papa de frutas + Suco de Fruta e Papa Salgada
Papa Salgada = Legumes e verduras, refogadas e cozidas com pouco sal e temperos naturais (cebolinha, cebola, alho, salsinha, coentro, etc) e peito de frango. Triturar o frango com mixer e amassar as verduras com o garfo. Não se deve bater a papinha no liquidificador!!
Quais verduras e legumes? Inicialmente, Cenoura, Chuchu e Batata.
A cada 3 dias acrescentar um vegetal novo no lugar de um dos três citados acima, respeitando a cor de cada um. Exemplo: Cenoura substituir por abóbora japonesa, chuchu substituir por abobrinha, batata substituir por cará.
Temperos prontos e industrializados são proibidos!!


IMPORTANTE 1Sempre oferecer água nos intervalos dos refeições.

IMPORTANTE 2: Este esquema serve apenas para bebês que permaneceram com aleitamento materno exclusivo até o sexto mês! Assim sendo, mesmo com as papinhas, continuar o aleitamento materno em livre demanda.

Por hoje é só!! Um beijo a todos!

Por: Rosana Mara